sábado, 14 de agosto de 2010

Cidades Fantasmas

As cidades fantasmas são centros urbanos que deixaram de ser habitados por algum motivo especial, mas continuam lá, com suas casas e construções, deixando aquela bela paisagem intrigante.
-
Palco principal da curiosidade humana,cidades fantasmas mexem com nossa imaginação constantemente. Presentes em filmes, jogos e livros, estas cidades, e até mesmo um único local, nos fascinam.
Mas… Por quê?
Acredito que seja para atiçarmos nossa imaginação, tentar entender como um lugar que outrora fora tão bonito ter se tornado literalmente uma selva de pedra, ao ter árvores crescendo no meio da rua, ou estar habitada apenas por animais. O “assustador” realmente chama nossa atenção, querendo ou não.
Olhamos para uma escola abandonada, e pensamos “Onde estarão as crianças que estudavam aqui?”. Uma prisão, um hospital… Onde estarão todos?
É algo que realmente chama nossa atenção, pois é “assustador” para o que chamamos de mundo moderno. Chega a parecer filmes pós-apocalíptcos. Imagina: Uma cidade agitada, cheia da vida, alegre… De repente sendo abandonada, aos poucos, até não sobrar mais ninguém ou apenas um grupo de pessoas que insistiu em ficar.
Em resumo: Dá medo!
Neste post, vou mostrar algumas cidades abandonadas, no mínimo interessantes por causa de sua história ou seu aspecto, algumas podem parecer até familiares, pois muitos desses locais foram usados como inspiração para autores e criadores.
Ao mesmo tempo, vamos relembrar o que se passou por esses locais, muitos podem abrir nossos olhos para o que diversas pessoas querem esquecer.
Comecemos, então!

Centralia – EUA (A verdadeira Silent Hill):
A quentíssima cidade de Centralia, localizada na Pensilvânia. Um dia ela foi uma cidade mineradoura (como a maioria das cidades fantasmas) que chegou a ter seus 2 mil moradores, hoje ela possui 11 fiéis habitantes. Debaixo da vila extendem-se os longos túneis das minas de carvão, que após um grave incidente, o carvão pegou fogo como no inferno.
Com temperaturas que já bateram míseros 77ºC, o governo dos Estados Unidos já gastou mais de 40 milhões de dolares em recursos para o combate ao incêndio e restauração da cidade. Como nada disto deu certo, restou a evacuação da cidadela. O fogo continua queimando o subsolo da cidade até os dias de hoje, mais de 40 anos após o início. E de acordo com especialistas, o fogo poderá continuar ativo por pelo menos mais uns 500 anos.
Em 1981, um garoto de 12 anos caiu em um buraco que surgiu repentinamente sob seus pés. Um amigo que estava próximo conseguiu segurar o garoto antes que ele afundasse totalmente no buraco de 45 metros de profundidade, onde ainda era possível ver as chamas no fundo. O garoto relatou que sentiu-se como se tivesse caindo no inferno.


-

-

-

-


Vídeo mostrando algumas cenas e imagens sobre a cidade:
http://www.youtube.com/watch?v=ZjtmaCI9_wM&feature=player_embedded

Kolanskop- Namíbia

Tudo começou por volta de 1900 (mais precisamente 1908), quando alemães fundaram a cidade, esta na região da Namíbia, atraídos pela exploração do diamante que existia no local. O negócio deu certo de uma forma tão inesperada, que a cidade cresceu ao ponto de seus moradores construirem lá suntuosas (que chique) mansões, uma bela casa para festas e um hospital.
Tudo corria bem, até que um certo conflito em 1914 (leia-se Guerra Mundial) abalou as estruturas e obrigou o povo alemão daquela região fazer as malas, devido a escassez dos diamantes.
Hoje, Kolmanskop é uma ex-cidade (será que existe isso?) devorada pela areia. Aos poucos o deserto que existia nos arredores da cidade foi invadindo as casas pelas suas frestas, transformando as belíssimas mansões e salões em grandes dunas com paredes e janelas. O último felizardo morador saiu da cidade em 1956 porque não agüentava mais varrer sua sala!


-

-

-


Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=QaHkhmjeAtM&feature=player_embedded

Ilha Hashima - Japão
O nome da criança abandonada da vez A cidade de Nagasaki, que é a atual proprietária de Gunkanjima, pretende tranformar os 6,3 hectares da cidade fantasma em um popular centro turístico, e já gastou cerca de 100 milhões de ienes construindo piers e passarelas para os visitantes. Enquanto a ilha não retorna à vida, o acesso a Gunkanjima é proibido. é ilha Hashima, mas ela é mais conhecida como Gunkanjima, que significa Ilha do Navio de Guerra (devido ao seu formato).
Ela está localizada no sul do Japão, a cerca de 20 km da cidade de Nagasaki. A origem do nome, como resumi anteriormente, deve-se as inúmeras barreiras de concreto e dos altos prédios que faziam a ilhota parecer um navio de guerra.
No ano de 1974, todos os habitantes foram obrigados a deixar o local por ordem do governo, devido a escassez de recursos naturais e conseqüentemente ao fechamento da mina de carvão local, fazendo uma cambada de 5200 trabalhadores e suas respectivas famílias fazerem as malas e partirem em busca de uma nova vida.


-

-

-


Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=6bWfYXHiwhU&feature=player_embedded

Bodie - EUA
O terceiro post vem estampado com a cidade Bodie, lá na Califónia. Como as outras cidades fantasmas que postei, Bodie também foi erguida devido a atividade mineradora. No ano de 1859, William Bodey (ou Bodie Bluff para os mais chegados) descobriu uma mina de ouro na região e a fofoca se espalhou…
Em busca da fortuna e de uma vida melhor, a cidade começou a receber muitas famílias, bandidos e prostitutas de todos os cantos do planeta. Os primeiros 20 mineradores tinham agora, cerca de 10 mil vizinhos. Pena que a alegria teve um fim, e após diversos incêndios na cidadela, somados com o fim do ouro fez toda galera recolher seus pertences e colocar o pé na estrada.


-

-


Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=lbfHtgrAxUQ&feature=player_embedded

Oradour-sur-Glane – França:
Oradour-sur-Glane fica localizado na França, na região Limousin. Infelizmente a sua história é muito mais triste que a da maioria das outras cidades fantasmas que já postei. Esta cidade não possui mais moradores devido a um massacre.
Exato, em 10 de junho de 1944 um ataque da Terceira Companhia do Primeiro Batalhão de Regimento Der Führer invadiu a cidade e atacou cruelmente a população indefesa. Ao todo foram 642 assassinatos cometidos naquele dia (190 homens, 245 mulheres e 207 crianças).
Os homens da cidade foram torturados em um celeiro, para os mesmos sofrerem bastante antes de morrerem, enquanto mulheres e crianças foram queimadas dentro da igreja da cidade. Mesmo após ter sido saqueada e destruída, as ruinas da cidade continuam erguidas como um memorial do acontecimento. Os sobreviventes fundaram uma nova cidade, próxima a antiga cidade.


-


Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=GEvlXlCDUAc&feature=player_embedded

Pripyat – Ucrânia:
No dia 26 de abril de 1986 uma explosão no reator 4 da usina nuclear de Chernobyl se transformou no pior acidente nuclear da história, causando a morte de milhares de pessoas. O governo ordenou a total evacuação da área e Prypiat, que ficava no centro da zona de exclusão, teve seus 44 mil habitantes removidos no prazo de 60 horas após o acidente. Prypiat parece estar congelada no tempo e deverá permanecer assim por muito tempo, devido à radiação que pode durar centenas de anos.
Esta pequena cidade na Ucrânia era, nada mais, nada menos, do que o local onde ficava o 4º Reator da usina nuclear de Chernobyl. Exato!O mesmo reator que deu início ao pior acidente nuclear da história, em 1986.
Desde aquele dia a cidade foi abandonada, e hoje objetos se encontram do mesmo modo como foram largados por seus donos, assim como casas, prédios e escolas. Algumas pessoas se negaram a fugir, colocando em risco sua saúde sobre uma radiação que demorará mais ou menos 900 anos para se dissipar completamente dali..


-

-


Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=gpoVzAArUN0&feature=related

Tópico por: José
Tópico Original: Link
cmm=71689589