terça-feira, 23 de junho de 2009

Edifício Joelma - SP

História:
O Edifício Joelma, atualmente denominado Edifício Praça da Bandeira, é um edifício da cidade de São Paulo que sofreu um grande incêndio em 1 de fevereiro de 1974, uma sexta-feira.

Foi inaugurado no ano de 1971 e localiza-se no nº 225 da Avenida Nove de Julho com outras duas fachadas para a Praça da Bandeira (lateral) e para a rua Santo Antônio (fundos).

Foi o local de uma grande tragédia. Um curto-circuito em um ar condicionado do 12º andar provocou um incêndio que se espalhou por todo o edifício, vitimando várias pessoas (179 mortos e 300 feridos). Estavam no local cerca de 756 pessoas. Naquela época, a cidade ainda recordava intensamente a tragédia do Andraus.

O incêndio recebeu na época grande cobertura da mídia. Vários helicópteros o circudaram quando do incêndio, sendo que alguns deles conseguiram resgatar algumas pessoas do topo do edifício. Os helicópteros pousavam no viaduto em frente e na Câmara Municipal que se situa nas proximidades.

Quando do incêndio, várias pessoas correram ao topo do edifício a fim de fugir das chamas. Devido a localização no edifício, junto a praça das bandeiras, o incêndio pode ser observado por muitas pessoas.

A ação dos bombeiros foi prejudicada pois eles não tinham equipamentos básicos como máscaras contra gás.

O edifício não provia de escada de incêndio e de heliporto.

Os profissionais que fizeram as instalações elétricas do prédio foram considerados como co-responsáveis pelo incêndio.

Mistérios sobre o prédio

O lugar ganhou fama de ser assombrado e amaldiçoado. Em 1978 foi rodado o filme Joelma 23º andar, baseado no livro Somos seis, do medium Chico Xavier, no qual se conta a história de uma garota que morreu no incêndio. O papel da protagonista foi interpretado pela atriz Beth Goulart. No dia 30 de Junho de 2005, o programa Linha Direta da Rede Globo, estréia o quadro "Linha Direta Mistério" com o caso Joelma.

Treze pessoas tentaram escapar por um elevador, mas não conseguiram, os corpos não foram identificados, foram enterrados lado a lado no Cemitério São Pedro, em São Paulo.

Os corpos deram origem ao mistério das Treze Almas e a elas são atribuídos milagres, ficando conhecidas como as 13 almas não identificadas

Todos os vídeos do Linha Direta a respeito do caso

1º Bloco
http://br.youtube.com/watch?v=Wa2LFicPHJI
2º Bloco
http://br.youtube.com/watch?v=GzYhwlAZVJg&feature=related
3º Bloco
http://br.youtube.com/watch?v=Bt_PaUHUXls&feature=related
4º Bloco
http://br.youtube.com/watch?v=BcODcTgFSlM&feature=related
5º Bloco
http://br.youtube.com/watch?v=UnaGi_5Kgk4
6º Bloco
http://br.youtube.com/watch?v=OVBkieyx-5Q
Último Bloco
http://br.youtube.com/watch?v=H0i0m4dquMI&feature=related


4 comentários:

  1. Edifício Joelma?? ISSO É CALYPSOOOOO!!!!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia essa história do incendio mas fiquei chocada ao conhecer através do Fantastico na globo,è bem misterioso mesmo acredito no sobrenatural e um lugar pode sim atrair desgraças, muitas vezes, até que haja um tratamento espiritual no mesmo.Existem pessoas com pensamentos e atitudes negativas isso ajuda muito no acontecimento de desgraças em lugares negativamente influenciado por espiritos ruins.

    ResponderExcluir
  3. ola fico muito chocada por lembrar desse caso ,pois nao tenho como nao lembrar foi uma tragedia que ficou marcado pra sempre..e meu nomme e joelma....como esquecer disso?

    ResponderExcluir